A Fonoaudiologia na prática de reabilitação de COVID -19
- Maria Teresa Rosangela Lofredo Bonatto
- 17 de out. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 19 de set. de 2023
Desde meados de fevereiro 2020 sofremos com o impacto da mundial da circulação do vírus da COVID -19 e tomamos conhecimento das inúmeras sequelas que esse vírus pode provocar em todas as fases da doença.

Em 28 de abril 2020 a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu o papel e enfatizou a importância do Fonoaudiólogo no tratamento de pacientes com COVID -19.
A doença pode causar diversas sequelas, como dificuldades respiratórias, disfonia, perda ou redução do olfato e paladar, fraqueza ou fadiga muscular, déficit de atenção e memória. O Fonoaudiólogo é o principal profissional envolvido na reabilitação das disfagias. Ele tem a missão de auxiliar esses pacientes na reabilitação funcional, para prevenir pneumonias, propiciar a autonomia e melhora na qualidade de vida.
Fontes:
Prof.ª Líllian Cristina Silva -coordenadora da Pós em Disfagia da Faculdade CEAFI
Vérgara J et al. Avaliação, diagnóstico e tratamento da disfagia em pacientes infectados com SARS-COV-2: uma revisão de literatura e diretrizes internacionais. American Journal of Speech‑Language Pathology, 2020.
Agende uma consulta com a especialista (Fonoaudióloga), a Dra Maria Teresa R. Lofredo-Bonatto que tem vários anos de experiência e terá o prazer em atendê-lo. Ligue Agora no Telefone (11) 99652-2827 ou pelo e-mail mteresabonatto@uol.com.br.
Av. Paulista, 509 - Conj. 410 - Bela Vista, São Paulo






Comentários