COMO PARAR DE RONCAR
- Maria Teresa Rosangela Lofredo Bonatto
- 8 de jan. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 9 de jan. de 2024

A fonoaudiologia é a área da saúde que estuda e trata os problemas da voz, da fala, da audição, da linguagem e da motricidade orofacial. No caso do ronco, a fonoaudiologia pode auxiliar no tratamento através de exercícios ou aparelhos intraorais.
Exercícios fonoaudiológicos
Os exercícios fonoaudiológicos para ronco têm como objetivo fortalecer os músculos da garganta, língua e céu da boca, que são responsáveis pela respiração durante o sono. Esses músculos, quando fortalecidos, podem ajudar a manter a passagem de ar aberta, evitando o ronco.
Os exercícios são realizados de forma individualizada, sob orientação de um fonoaudiólogo especializado em motricidade orofacial. Geralmente, são realizados duas ou três vezes por dia, por um período de 15 a 20 minutos.
Alguns exemplos de exercícios fonoaudiológicos para ronco são:
Exercício da língua: posicionar a ponta da língua atrás dos dentes de cima e "varrer" o céu da boca com a língua para trás.
Exercício do céu da boca: posicionar a língua no ponto mais alto do céu da boca e empurrar para cima.
Exercício de contração da garganta: abaixar a parte de trás da língua e contrair e soltar a garganta e a úvula (a campainha).
Aparelhos intraorais
Os aparelhos intraorais são dispositivos que são colocados na boca durante o sono. Eles atuam reposicionando a mandíbula ou a língua, o que pode ajudar a manter a passagem de ar aberta e evitar o ronco.
Os aparelhos intraorais são indicados para casos de ronco leve a moderado. Eles são confeccionados sob medida por um dentista ou fonoaudiólogo especializado.
Agende uma consulta com a especialista (Fonoaudióloga), a Dra Maria Teresa R. Lofredo-Bonatto que tem vários anos de experiência e terá o prazer em atendê-lo. Ligue Agora no Telefone (11) 99652-2827 ou pelo e-mail mteresabonatto@uol.com.br.
Av. Paulista, 509 - Conj. 410 - Bela Vista, São Paulo






Comentários