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Dificuldades de Linguagem na Escola: O Papel do Fonoaudiólogo

  • Foto do escritor: Maria Teresa Rosangela Lofredo Bonatto
    Maria Teresa Rosangela Lofredo Bonatto
  • 24 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

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O que é?


As dificuldades escolares na linguagem referem-se a problemas que crianças podem apresentar no processo de desenvolvimento da fala e da linguagem, afetando a capacidade de ler, escrever, compreender e se expressar adequadamente. Essas dificuldades podem incluir problemas de articulação, compreensão de textos, vocabulário reduzido, gramática e coerência no discurso. Elas podem estar associadas a transtornos específicos de linguagem, dislexia, ou outras dificuldades de aprendizagem.


Sintomas


Os sintomas de dificuldades escolares na linguagem incluem:


  • Atraso na aquisição da fala: A criança demora mais do que o esperado para começar a falar ou tem um vocabulário limitado para a idade.

  • Dificuldade em articular sons: Troca, omissão ou distorção de sons ao falar.

  • Problemas de compreensão: Dificuldade em entender ordens, textos ou frases mais complexas.

  • Vocabulário pobre: A criança usa palavras de forma limitada, tanto na fala quanto na escrita.

  • Dificuldade em formar frases completas: Fala frases curtas ou com estrutura gramatical incorreta.

  • Dificuldade com a leitura e escrita: Problemas em reconhecer letras, formar palavras, leitura lenta ou com erros, dificuldades em interpretar textos.

  • Problemas de coerência: Dificuldade em organizar ideias para se expressar de forma clara e lógica.


Tratamentos


O tratamento fonoaudiológico para dificuldades escolares na linguagem é individualizado e pode incluir:


  • Estimulação da linguagem oral e escrita: Trabalhos focados no desenvolvimento de vocabulário, gramática e sintaxe.

  • Treinamento de habilidades auditivas: Melhora da capacidade de discriminar e interpretar sons e palavras.

  • Atividades de articulação e fonética: Exercícios para corrigir sons da fala que estão sendo pronunciados de forma incorreta.

  • Estimulação da compreensão e expressão: Foco em melhorar a capacidade de entender e expressar-se por meio de jogos, histórias, e atividades comunicativas.

  • Intervenção na leitura e escrita: Estratégias para melhorar a capacidade de ler, interpretar e escrever textos de maneira eficiente.


No que o fonoaudiólogo pode ajudar


O fonoaudiólogo tem um papel fundamental no tratamento das dificuldades escolares relacionadas à linguagem, oferecendo:


  • Avaliação detalhada: Identificação das áreas específicas de dificuldade na linguagem oral e escrita.

  • Plano terapêutico personalizado: Desenvolvimento de estratégias de intervenção que atendam às necessidades específicas da criança.

  • Trabalho multidisciplinar: Colaboração com professores, psicólogos e outros profissionais para integrar o tratamento à rotina escolar.

  • Orientação aos pais e professores: Fornecimento de informações sobre como estimular a linguagem em casa e na escola.

  • Monitoramento do progresso: Avaliação contínua para ajustar o tratamento conforme a criança evolui.


O objetivo é melhorar as habilidades comunicativas da criança, promovendo o sucesso escolar e a integração social.


 Agende uma consulta com a especialista (Fonoaudióloga), a Dra Maria Teresa R. Lofredo-Bonatto que tem vários anos de experiência e terá o prazer em atendê-lo. Ligue Agora no Telefone (11) 99652-2827 ou pelo e-mail mteresabonatto@uol.com.br.


Av. Paulista, 509 - Conj. 410 - Bela Vista, São Paulo

(11) 99652-2827 ou e-mail mteresabonatto@uol.com.br

 
 
 

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