Respiração para falar bem em público
- Maria Teresa Rosangela Lofredo Bonatto
- 17 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de set. de 2023
O tema da nossa interação de hoje, para te ajudar a falar bem em público é a respiração; muito valorizada nesta época de pandemia. A respiração é uma função vital do corpo humano e nos traz muitos benefícios dentre eles mantém o cérebro saudável, e combate a ansiedade.

Dessa forma, quando falamos em público temos que analisar vários pontos importantes:
área de expertise da plateia
número de pessoas
espaço acústico que teremos
área de interesse do púbico
áudio–visual disponível
faixa etária
Essas informações são facilmente obtidas pela ficha de inscrição. No entanto, para o palestrante é necessário considerar, além de articulação perfeita e boa dicção, a respiração adequada. Não é meu interesse abordar profundamente aspectos anatômicos e fisiológicos, que podem ser obtidos facilmente, mas sim colaborar para que a sua apresentação seja perfeita. Lembre-se o “famoso friozinho na barriga” ocorre também com renomados e experientes palestrantes: todos que já falaram em público já tiveram essa experiência. Ele é decorrente da presença da adrenalina que pode te causar ansiedade. Nesse momento você deve controlar a sua ansiedade por meio da respiração, caso contrário não conseguirá falar!!!! Você já passou por essa situação e terminou a palestra extremamente frustrado? Se sim procure um FONOAUDIÓLOGO e aprenda a respirar corretamente. Vou deixar algumas dicas importantes para te auxiliar preventivamente:
movimento correto de respiração: deve envolver o diafragma.
inspire pelo nariz, sinto ao ar chegar aos pulmões e perceba o abdômen se movimentar.
solte o ar lentamente acompanhando as suas frases.
evite respirar pela boca o correto é inspirar pelo nariz.
A ansiedade, de acordo com o pneumologista Luiz Octavio Madureira está no topo da lista dos problemas que prejudicam a respiração correta. “Segundo o médico, o ansioso tenta controlar e faz isso de forma errada, pois inverte a respiração e o movimento do diafragma que, ao invés de contrair, distende”. Em termos Fonoaudiológicos você ficará com a laringe muito alta e perderá o controle da situação.
Resolva essa questão: consulte um Fonoaudiólogo que irá te avaliar e te ensinar a respirar adequadamente para que tenha sucesso nas suas apresentações.
Agende uma consulta com a especialista (Fonoaudióloga), a Dra Maria Teresa R. Lofredo-Bonatto que tem vários anos de experiência e terá o prazer em atendê-lo. Ligue Agora no Telefone (11) 99652-2827 ou pelo e-mail mteresabonatto@uol.com.br.
Av. Paulista, 509 - Conj. 410 - Bela Vista, São Paulo






Comentários