A Proporção Áurea na Fonoaudiologia
- Maria Teresa Rosangela Lofredo Bonatto
- 26 de jun. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 19 de set. de 2023

Vários estudos feitos por especialistas em Psicologia mostram que os seres humanos são naturalmente atraídos por estruturas proporcionais. Isso acontece porque essas estruturas têm formas harmoniosas, equilibradas e esteticamente agradáveis.
Quando falamos sobre a beleza do rosto, percebemos que existem regras que definem o que é considerado bonito. As pessoas geralmente se sentem atraídas por indivíduos cujos olhos, nariz, boca e outros elementos do rosto estão em harmonia uns com os outros. No entanto, durante o processo de crescimento e desenvolvimento humano, nem sempre essas mudanças acontecem de forma equilibrada.
A proporção áurea é um dos aspectos que os especialistas estudam para entender como essas estruturas são formadas. Acredita-se que a proporção áurea seja responsável por guiar a harmonia das formas tanto na natureza quanto no corpo humano em geral. Dessa forma, ela também garante que todas as partes do corpo cumpram suas funções corretamente e mantenham sua estabilidade.
Neste texto, vamos aprender um pouco mais sobre o que é a proporção áurea e como ela desempenha um papel importante na área da Fonoaudiologia.
O que é a proporção áurea?
A proporção áurea, também conhecida como número áureo, é uma descrição matemática de certas proporções relacionadas a padrões de beleza, harmonia e equilíbrio funcional. Foi definida pelo matemático Pitágoras de Samos e explicada por Euclides de Alexandria de uma maneira mais acessível.
A ideia básica é que, ao dividir uma linha de forma assimétrica em duas partes desiguais, há uma proporção específica: o segmento maior está para o menor assim como a soma de ambos está para o segmento maior. Essa proporção é representada por um número incomensurável chamado de 1,618033... (geralmente arredondado para 1,618) e é simbolizado pelo caractere grego Φ (phi).
Esse número áureo está presente em estruturas que exibem harmonia e equilíbrio funcional. É uma proporção que pode ser encontrada em várias áreas, desde a arquitetura e a natureza até a arte e o corpo humano. Sua presença nessas estruturas contribui para a percepção de beleza e equilíbrio.
Qual é a importância da proporção áurea para a fonoaudiologia?
Acredita-se que a proporção áurea seja um segredo para a beleza, tornando as estruturas mais estáveis, esteticamente agradáveis e funcionalmente eficientes. Por isso, ela se tornou um recurso importante para alcançar proporções estéticas harmoniosas. Diversas áreas da saúde, como Cirurgia Plástica, Ortopedia Facial, Ortodontia e Cirurgia Bucomaxilofacial, têm estudado a proporção áurea.
Na área odontológica, em particular, a proporção áurea ganha destaque, pois busca restaurar a funcionalidade do paciente e preservar a harmonia e a estética facial. De acordo com Ricketts, a proporção áurea é uma ferramenta válida para analisar a forma dos dentes, a estrutura óssea e os tecidos moles do rosto. Através de seus estudos, Ricketts observou que adultos com uma constituição craniofacial que apresenta estruturas mais estáveis e funcionalmente eficientes também possuem medidas que seguem a proporção áurea.
Com o conhecimento dessa proporção e sua relação com a funcionalidade e estética das estruturas faciais, é possível utilizá-la no planejamento do tratamento fonoaudiológico. Ao entender as estruturas que se enquadram na proporção áurea, é possível identificar e corrigir áreas que estão em desarmonia. Dessa forma, é possível devolver ao paciente tanto a funcionalidade quanto a estética perdidas.
A proporção áurea possibilita a individualização da análise
A proporção áurea é uma técnica que utiliza as medidas específicas de cada paciente para encontrar suas proporções ideais. Isso significa que não se baseia em padrões médios da população, mas sim nas características únicas de cada indivíduo. Essa abordagem tem uma vantagem significativa em relação a análises que apenas usam padrões gerais.
Ao usar a proporção áurea, é possível determinar as proporções ideais para cada pessoa individualmente. Isso significa que as medidas são personalizadas de acordo com as características do paciente em questão. Dessa forma, é possível garantir que a estrutura do paciente funcione da melhor maneira possível para ele. A proporção áurea é uma ferramenta valiosa para analisar a formação de um indivíduo, levando em consideração suas características únicas.
Agende uma consulta com a especialista (Fonoaudióloga), a Dra Maria Teresa R. Lofredo-Bonatto que tem vários anos de experiência e terá o prazer em atendê-lo. Ligue Agora no Telefone (11) 99652-2827 ou pelo e-mail mteresabonatto@uol.com.br.
Av. Paulista, 509 - Conj. 410 - Bela Vista, São Paulo






Comentários