Benefícios do Treinamento Funcional de Cabeça e Pescoço
- Maria Teresa Rosangela Lofredo Bonatto
- 13 de nov. de 2023
- 3 min de leitura

Segundo pesquisa realizada pelo IHRSA (International Health, Racquet & Sportsclub Association), o Brasil é o segundo país com maior número de academias por habitante. Os brasileiros dedicam muito tempo à manutenção do corpo, mas poucos se lembram de exercitar também os músculos da cabeça e do pescoço.
Apesar de existirem mais de 51 músculos na região de cabeça e pescoço, os exercícios e relaxamentos faciais ainda são pouco conhecidos pela população de modo geral. O treinamento funcional de cabeça e pescoço oferece muitos benefícios: apresenta tanto uma solução funcional para situações críticas (como paralisias faciais e traumas, ronco, respiração oral e assimetrias), quanto uma solução estética para pessoas que preferem evitar intervenções médicas invasivas (como cirurgias plásticas e botox).
O que é treinamento funcional de cabeça e pescoço?
Também conhecido como Fonoaudiologia Estética, o Treinamento Funcional de Cabeça e Pescoço é uma área da fonoaudiologia relativamente nova que, com base na motricidade orofacial, tem por objetivo:
Harmonizar o estético e o funcional;
Adequar a postura, respiração, mastigação, deglutição e a fala;
Equilibrar as forças musculares da face e pescoço;
Aumentar a oxigenação e vascularização da pele;
Minimizar ou eliminar as mímicas faciais exacerbadas ou inadequadas;
Fortalecer e sustentar a face;
Proporcionar a aquisição de hábitos saudáveis orofaciais e cervicais.
O tratamento é realizado através de técnicas de soltura, relaxamento, aquecimento, tonificação e fortalecimento muscular. A partir dele, o paciente é reeducado para uma utilização equilibrada dos músculos nas funções de respiração, sucção, deglutição, mastigação e articulação da fala.
Dra. Teresa Bonatto, fonoaudióloga e especialista em Treinamento Funcional, afirma: “Esse tratamento visa soltar a musculatura desta região, relaxá-la e aquecê-la”. Segundo ela, através de exercícios específicos para cada caso, é possível otimizar os resultados no que se refere às funções destas regiões. A idade ideal para começar o tratamento funcional é por volta dos 25 anos mas, pode ser iniciado antes de acordo com as dificuldades/necessidades de cada paciente.
Por que fazer treinamento funcional de cabeça e pescoço?
Os músculos do corpo são trabalhados com o intuito de proporcionar uma melhor aparência e qualidade de vida, exercitar a musculatura de cabeça e pescoço também oferece: “É importante trabalhar a musculatura de cabeça e pescoço para melhorar a postura e equilibrar as forças musculares desta região”, continua a fonoaudióloga Dra. Teresa Bonatto. “Esses músculos bem trabalhados irão melhorar o jeito de respirar, sugar, deglutir, mastigar e até mesmo falar, promovendo melhor qualidade de vida ao paciente e, como consequência, um aspecto mais jovial”, completa.
Para quem o treinamento é indicado?
O treinamento é indicado para casos críticos, como pacientes com paralisias faciais e traumas, e no pré ou pós-operatório de cirurgias ortognáticas, bariátricas ou faciais, entre outros. E também é indicado para pacientes que buscam uma melhor qualidade de vida e mudanças de hábitos. O treinamento pode tratar ou evitar roncos, engasgos, noites mal dormidas devido à respiração ineficaz, ou mesmo assimetrias faciais causadas por mastigação unilateral.
“Não sabemos o que é correto fazer na hora de comer, engolir, respirar ou falar”, explica Dra. Teresa Bonatto. “Esses fatores podem comprometer sua saúde e em muitos casos causar envelhecimento precoce”, finaliza. O treinamento pode ser iniciado aos 20 anos como tratamento preventivo, mas não tem idade limite.
Agende uma consulta com a especialista (Fonoaudióloga), a Dra Maria Teresa R. Lofredo-Bonatto que tem vários anos de experiência e terá o prazer em atendê-lo. Ligue Agora no Telefone (11) 99652-2827 ou pelo e-mail mteresabonatto@uol.com.br.
Av. Paulista, 509 - Conj. 410 - Bela Vista, São Paulo






Comentários