top of page
Buscar

Dicção para falar em público

  • Foto do escritor: Maria Teresa Rosangela Lofredo Bonatto
    Maria Teresa Rosangela Lofredo Bonatto
  • 17 de out. de 2022
  • 1 min de leitura

Atualizado: 19 de set. de 2023


ree

Abordei anteriormente algumas variáveis importantes e necessárias quando falamos em público e dei dicas importantes para você relaxar musculatura do seu pescoço e das pregas vocais (cordas vocais).

Quero abordar hoje um aspecto muito importante que pode destruir uma apresentação mesmo que o orador tenha um bom conteúdo: a dicção.

Definimos a dicção como a forma como articulamos e pronunciamos as palavras.

A boa dicção deve ser clara e precisa, e o mais importante: pode ser treinada, corrigida e aperfeiçoada.

Muitas são as causas que comprometem a dicção. Se você se sente inseguro e constrangido com os olhares da sua plateia, não se preocupe: procure um Fonoaudiólogo especialista e identifique quais são as suas dificuldades.

Trarei na sequência algumas dicas importantes que poderão te ajudar antes de uma apresentação:

  1. Abra e feche a boca suavemente, sem exageros: para falar bem tem que “saber abrir a boca de forma adequada”, lembre-se a fala tem que ser elegante e não caricata, então cuidado com os movimentos excessivos.

  2. Movimentar lateralmente o queixo também favorece mas, é necessário que tome cuidado com as suas ATMS (articulações têmporo mandibulares).

Vamos começar com esses básicos, trarei outros assim que você estiver mais familiarizados com esses dois? Acha pouco? Treine, observe se surgem ruídos, se ocorrem desvios na abertura e me escreva depois se tiver alguma dúvida!


Até breve!!


Agende uma consulta com a especialista (Fonoaudióloga), a Dra Maria Teresa R. Lofredo-Bonatto que tem vários anos de experiência e terá o prazer em atendê-lo. Ligue Agora no Telefone (11) 99652-2827 ou pelo e-mail mteresabonatto@uol.com.br.


Av. Paulista, 509 - Conj. 410 - Bela Vista, São Paulo

 
 
 

Comentários


bottom of page